transformação quimica

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terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

LISTA 1- 2ªEM-2015

1-(Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

2-(Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

3-(Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.

4-(Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários

5-Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.
A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático.
a) aumentando – aumentam – diminui    
 b) aumentando – aumentam – aumenta
c) diminuindo – diminuem – diminui      
d) diminuindo – aumentam – diminui
e) aumentando – diminuem – aumenta
6-(PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. Ponto de ebulição     2. Massa     3. Volume     4. Densidade
Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
a) 1 e 2       b) 1 e 3       c) 2 e 4        d) 1 e 4

7-(UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade       b) massa da amostra         c) solubilidade em água         d) temperatura de ebulição    e) temperatura de fusão
8-(Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
a)Cor e densidade     b)Cor e dureza    c)Ponto de fusão e densidade
 d)Cor e ponto de fusão    e)Densidade e dureza

9-Em uma manhã de céu azul, um banhista na praia observa que a areia está muito quente e a água do mar está muito fria. À noite, esse mesmo banhista observa que a areia da praia está fira e a água do mar está morna. O fenômeno observado deve-se ao fato de que:
a) a densidade da água do mar é menor que a da areia.
b) o calor específico da areia é menor que o calor específico da água.
c) o coeficiente de dilatação térmica da água é maior que o coeficiente de dilatação térmica da areia.
d) o calor contido na areia, à noite, propaga-se para a água do mar.
e) a agitação da água do mar retarda seu resfriamento.

10- A condutibilidade elétrica de uma solução aquosa depende
I. do volume da solução;
II. da concentração de íons hidratados;
III. da natureza do soluto.
Dessas afirmações, APENAS
a) I é correta.      b) II é correta.     c) III é correta.
d) I e II são corretas.     e) II e III são corretas.

11-Todas as alternativas apresentam exemplos de partículas carregadas, responsáveis pela condução de eletricidade, EXCETO
a) elétrons ao longo dos planos de átomos de carbono na grafita.
b) elétrons de valência num metal.
c) íons alumínio e fluoreto no fluoreto de alumínio fundido.
d) íons sódio e cloreto num cristal de cloreto de sódio.
e) íons sulfato e cobre numa solução de sulfato de cobre.

12- O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que deve à
a) dissociação da água em H+ e OH­.
b) ionização do HCl formando H+ e Cl­.
c) transferência de elétrons da água para o HCl.
d) transferência de elétrons do HCl para a água.
e) reação de neutralização do H+ da água com Cl­ do HCl.






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