transformação quimica

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

lista 1-2ºEM-1ºBI

LISTA 1- 2º EM 1º BI

1-(UFPB) Os ácidos são substâncias químicas sempre presentes no cotidiano do homem. Por exemplo, durante a amamentação, era comum usar-se água boricada (solução aquosa que contém ácido bórico) para fazer a assepsia do seio da mãe; para limpezas mais fortes da casa, emprega-se ácido muriático (solução aquosa de ácido clorídrico); nos refrigerantes, encontra-se oácido carbônico; e, no ovo podre, o mau cheiro é devido à presença do ácido sulfídrico.
Esses ácidos podem ser representados, respectivamente, pelas seguintes fórmulas moleculares:
a) H3BO3, HCl, H2CO2 e H2SO4
b) H2BO3, HCl, H2CO3 e H2S
c) H3BO3, HClO3, H2SO3 e H2CO2
d) H2BO3, HClO4, H2S e H2CO3
e) H3BO3, HCl, H2CO3 e H2S
2-(Mack-SP) Certo informe publicitário alerta para o fato de que, se o indivíduo tem azia ou pirose com grande frequência, deve procurar um médico, pois pode estar ocorrendo refluxo gastroesofágico, isto é, o retorno do conteúdo ácido do estômago. A fórmula e o nome do ácido que, nesse caso, provoca queimação no estômago, a rouquidão e mesmo dor toráxica são:
a) Hcl e ácido clórico.
b) HClO2e ácido cloroso.
c) HClO3e ácido clórico.
d) HClO3 e ácido clorídrico.
e) HCl e ácido clorídrico.

3-USJT-SP) O ácido cianídrico é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é imediatamente mortal. É o gás usado nos estados americanos do Norte, que adotam a pena de morte por câmara de gás. A primeira vítima foi seu descobridor, Carl Wilhelm Sheele, que morreu ao deixar cair um vidro contendo solução de ácido cianídrico, cuja fórmula molecular é:
a) HCOOH   b) HCN   c) HCNS   d) HCNO  e) H4Fe (CN)6

4-Nas colunas abaixo, associe as fórmulas aos seus nomes:
I. H2S(aq)         ( ) ácido bromídrico
 II. HCl (aq)      ( ) ácido fluorídrico
III. HCN(aq)     ( ) ácido iodídrico
 IV. HF(aq)      ( ) ácido sulfídrico
 V. HI(aq)       ( ) ácido cianídrico
VI. HBr(aq)    ( ) ácido clorídrico

5-O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.
Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
Material                                  Cor
I Amoníaco                              Verde
II Leite de magnésia                Azul
III Vinagre                                Vermelho
IV Leite de vaca                       Rosa

6-(ENEM-2000) De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:
a) ácido/básico/básico/ácido.
b) ácido/básico/ácido/básico.
c) básico/ácido/básico/ácido.
d) ácido/ácido/básico/básico.
e) básico/básico/ácido/ácido.
7-Assinale a alternativa que enuncia as nomenclaturas corretas das seguintes bases, respectivamente: NaOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2 e Al(OH)3:
a)     Mono-hidróxido de sódio, Di-hidróxido de magnésio, Di-hidróxido de cálcio, Tri-hidróxido de alumínio.
b)     Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio.
c)     Hidróxido de sódio, hidróxido de magnésio II, hidróxido de cálcio II, hidróxido de alumínio III.
d)     Hidróxido sódico, hidróxido magnésico, hidróxido cálcico, hidróxido alumínico.

8-Num recipiente contendo uma substância A foram adicionadas gotas de fenolftaleína, dando uma coloração rósea. Adicionando-se uma substância B em A, a solução apresenta-se incolor. Com base nessas informações podemos afirmar que:
a)       A e B são bases.
b)       A é um ácido e B é uma base.
c)       A é uma base e B é um ácido
d)       A e B são ácidos.
e)       A e B são sais neutros.
9- Um aluno, trabalhando no laboratório de sua escola, deixou cair uma certa quantidade de solução alcoólica de fenolftaleína sobre um balcão que estava sendo limpo com sapólio. O local onde caiu a fenolftaleína adquiriu, quase que imediatamente, uma coloração violácea. Esse aluno, observando a mancha violácea concluiu que:
a)       o sapólio deve ser o meio ácido.
b)       o sapólio deve ser o meio basico.
c)       o sapólio deve ser o meio neutro.
d)       o sapólio tem características de um sal.
e)       a fenolftaleína removeu o sapólio do local.






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